Em 1976, em meados do mês de março, indo em direção a Igreja Menino Jesus, encontrei com o amigo Matias Lima de Meneses, que me perguntou por eu não fazia a Via Sacra. De imediato eu pensei na idéia e vi que era interessante. a partir do dia seguinte eu convidei algumas pessoas para participarem.
Rapidamente reunimos um grupo com 15 pessoas e alguns fizeram até 03 papéis na encenação e no dia 18 de abril de 1976 encenamos pela 1ª vez na cidade de Brazlândia DF a Via Sacra, que na época foi dado o nome de "PAIXÃO E MORTE DE CRISTO".
O julgamento foi na parte externa da Igreja São Sebastião no setor tradicional, percorremos a via principal de ligação do setor tradicional ao setor norte até a Igreja Menino Jesus, onde na escadaria realizamos a cruxificação. Na época ainda não realizavamos a ressusrreição.
A noite estava muito bonita a lua cheia estava bem de frente para a igreja no momento em que os atores levantavam a cruz, foi uma emoção indescritivel.
Alguns anos foi realizada a cruxificação no morro onde está instalada a 18ª Delegacia de Polícia.
De 1983 até os dias atuais a cruxificação e ressurreição é realizada no MORRO DOS MILAGRES.
O GRUPO DE TEATRO GERAÇÃO NASCENTE, sempre tem buscado realizar as atividades da Via Sacra, da melhor maneira possível.
Ajuda para realização da peça são bem pequenas. Muitas dificuldades são encontradas e pouco interesse de quem poderia ajudar.
Parcerias foram propostas a Igreja católica, mas a mesma tem se recusado a participar, pois interessa a ela a coordenação geral das atividades da Via Sacra.
Com o Grupo de Teatro, o trabalho é ECUMÊNICO e sem discriminação, pois JESUS, sempre pregou o amor ao próximo, a compreensão, a bondade e é exatamente nisto que nós nos fundamentamos.